Foto: TV Câmara (Reprodução)
O vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT) apresentou um projeto no Legislativo de Santa Maria para celebrar o Dia Municipal da Madrasta, a ser comemorado no primeiro domingo do mês de setembro. A proposta tem, entre os objetivos, "valorizar a figura da madrasta como integrante dos novos arranjos familiares, fomentar a integração das famílias e fortalecer os laços socioafetivos, promover o respeito e a diversidade, superando estereótipos negativos historicamente atribuídos à figura da madrasta e estimular a conscientização sobre a maternidade socioafetiva".
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na justificativa do projeto, Lemos destaca que "a proposta dialoga com a atuação da Associação de Madrastas e Enteados (AME), entidade fundada pela terapeuta Roberta Palermo e pioneira no Brasil na valorização da figura da madrasta e do padrasto". "Ao reconhecer institucionalmente essa data, Santa Maria se soma a esse movimento nacional de conscientização, inclusão e valorização da maternidade socioafetiva", acrescenta o parlamentar.
Ainda conforme o vereador, a iniciativa encontra respaldo em estudos acadêmicos elaborados em Santa Maria, como a dissertação sobre "Funções parentais desempenhadas por madrastas e a coparentalidade do novo casal", de autoria de Ana Luiza Xavier Scremin (UFSM, 2020). "A pesquisa evidencia que, ao contrário de estereótipos, o relacionamento entre madrastas e enteados pode ser positivo, fortalecendo vínculos familiares e contribuindo para o desenvolvimento afetivo e social das crianças e adolescentes", descreve o pedetista em sua justificativa.
Em caso de aprovação, o projeto prevê que o município promova, em parceria com a comunidade, instituições de ensino e entidades, eventos, campanhas e atividades educativas e culturais para celebrar o Dia Municipal da Madrasta, visando estimular a "integração das famílias e valorizar os laços socioafetivos".